O secretário-controlador geral do Estado, Paulo Farias, recebeu, na última semana, a visita de representantes da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR). O objetivo do encontro foi conhecer o Programa de Integridade Pública do Governo de Mato Grosso, coordenado pela CGE-MT, e discutir possíveis parcerias na área de capacidade governativa.
Na ocasião, os visitantes buscaram saber mais sobre as atividades previstas no Programa de Integridade, para avaliar se ele poderia atender aos requisitos necessários para projetos que promovam o desenvolvimento regional da capacidade governamental em estados e municípios. Como a Sudeco pode alocar recursos para projetos que cumpram os requisitos estabelecidos, a instituição busca colaboração com entidades governamentais para identificar as necessidades.
De acordo com o diretor de Planejamento e Avaliação da Sudeco, Renato Jorge Brown Ribeiro, o que é implementado no Poder Executivo Estadual pode ser introduzido nas prefeituras municipais, como boa prática na administração pública. “Conhecemos a realidade e as especificidades de outras controladorias como de Goiás e de Mato Grosso do Sul. Aqui em Mato Grosso, a CGE possui um ótimo programa e penso que podemos implementar ações e apresentar o modelo como referência de aplicação de boa governança, compliance e integridade para as prefeituras mato-grossenses.”
O secretário-controlador geral do Estado, Paulo Farias, ressaltou o interesse e importância da parceria institucional com o órgão federal e sugeriu novos encontros para aprimorar e formalizar a colaboração. “A CGE tem interesse em contribuir para o aprimoramento da governança dos municípios e auxiliar no desenvolvimento de programas de integridade, assim como está sendo feito nos órgãos do Poder Executivo de Mato Grosso.”
Da Sudeco, também esteve na reunião a chefe de Divisão de Apoio à Pesquisa e Avaliação, Pollyanna Akemi Saito. Da CGE-MT, participaram também o secretário-adjunto Executivo e de Ações Estratégicas, José Alves Pereira Filho; o secretário-adjunto de Auditoria e Controle, Joelcio Caires da Silva Ormond, e o superintendente de Avaliação e Consultoria de Integridade e Compliance, Christian Pizzatto de Moura.