Voltar
Ouvidores do Estado são homenageados na Assembleia Legislativa pela atuação em prol do cidadão
19 de Setembro de 2023 às 10:21
A homenagem aconteceu em sessão especial na noite desta segunda-feira
Ligiani Silveira | CGE-MT
Adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência da CGE-MT, Karen Oldoni, recebe moção de aplausos do deputado Eduardo Botelho - Foto por: Marcos Lopes - ALMT
Os ouvidores do Governo de Mato Grosso receberam, em sessão especial na noite desta segunda-feira (18.09), moção de aplausos da Assembleia Legislativa pela atuação na defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos. A homenagem foi requerida pelo presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho.
Uma das homenageadas foi a secretária-adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), Karen Oldoni. Ela demonstrou satisfação com o reconhecimento público ao trabalho dos ouvidores estaduais.
“A importância do ouvidor público é inquestionável. Ao aceitar encaminhar denúncias, reclamações, sugestões e elogios relacionados aos serviços públicos prestados pelo Estado, o ouvidor atua como mediador entre a sociedade e os órgãos públicos. Buscamos proporcionar conflitos e garantir a efetividade dos direitos dos cidadãos”, destacou.
A adjunta da CGE ressaltou que a atuação do ouvidor vai além de receber e encaminhar as demandas da sociedade aos setores competentes. “O ouvidor também atua de forma proativa, identificando problemas e propondo soluções para melhorar os serviços públicos. A função do ouvidor exige do profissional uma carga extra de responsabilidade. Ela exige ética, empatia, paciência e resiliência para ouvir e orientar o cidadão em suas demandas. Portanto, nada mais justo do que essa homenagem para valorizar e fortalecer cada vez mais essa figura tão importante para nossa sociedade”, disse.
A moção de aplausos foi um reconhecimento da Assembleia Legislativa, em nome da sociedade mato-grossense, pela contribuição do ouvidor para a democracia e a cidadania.
“As ouvidorias públicas apresentam-se como importante elo entre a sociedade e a administração, constituindo-se em instrumentos de controle social das atividades desenvolvidas pelos entes públicos e de aperfeiçoamento do serviço prestado ao cidadão, transformando demandas individuais em soluções coletivas. Por isso, essa sessão de hoje é uma forma de falarmos a vocês o nosso muito obrigado por serviço tão relevante”, disse o deputado Eduardo Botelho.
O parlamentar pontuou que a atuação do profissional não se restringe a ouvir. “Ouvidor é uma pessoa que, acima de tudo, gosta de gente, respeita as pessoas e se interessa pelos problemas delas. Se interessa pelos seus sentimentos, pelos seus anseios e angústias por mudanças. Seu maior desafio como profissional está nele próprio, o de praticar mais e mais relações humanas, colocando-se no lugar do outro para melhor compreendê-lo e buscar a efetiva solução das demandas da população”, observou.
O ouvidor-geral de Polícia de Mato Grosso, Teobaldo Witter, ressaltou que a ouvidoria pública é um direito constitucional. “A ouvidoria não foi inventada por alguém. Foi uma construção consolidada na Constituição Federal, com a função de ouvir e levar a sério as demandas da população para que possamos chegar à transparência e à justiça social”, pontuou.
Atuação em rede
A Ouvidoria do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso está organizada em rede, ou seja, as ouvidorias de cada órgão e entidade estão interligadas pelo mesmo sistema eletrônico (Fale Cidadão) para registro das manifestações da sociedade e seguem diretrizes comuns de atuação estabelecidas pela CGE.
A Rede de Ouvidorias está estruturada para receber críticas, sugestões ou denúncias acerca de qualquer área de competência do Poder Executivo Estadual pelos mesmos canais de contato. São eles: registro pelo endereço www.ouvidoria.mt.gov.br/falecidadao (redirecionamento está disponível em todos os sites dos órgãos), pelo e-mail ouvidoria@cge.mt.gov.br, discagem gratuita pelo 0800-647-1520 e ligação local pelo número 162. As ouvidorias setoriais também realizam atendimento presencial, por postal e e-mail (específico e divulgado nos sites de cada pasta).
Confira AQUI a galeria de fotos da entrega de moção de aplausos aos ouvidores.